Hoje venho falar sobre um trabalho muito interessante que eu fiz para a sala de aula da minha pequena de 16 meses, a Minha Vitória.
Foi proposto aos pais que fossem á sala de aula fazer alguma atividade com as crianças. Eu gostei da ideia, afinal tivemos tanto tempo sem entrar numa sala de aulas e sem poder ter contacto com os miúdos.
Nessa atividade lembrei-me de lhes apresentar as lãs, um pouco de punch needle e mostrar-lhes as texturas que envolvem criar uma peça. O que eu não estava à espera era da alegria, a curiosidade e o desejo de fazer destes pequenos miúdos.
Sei que um dos benefícios do punch needle é desenvolver a capacidade motora da criança. A parte da motricidade fina que é pegar em objetos pequenos como uma colher ou uma agulha de punch needle e experimentar, agarrar desenvolvendo os músculos das suas pequenas mãos.
Outra coisa que eu queria é que eles tivessem um pequeno brinquedo onde pudesses sentir as texturas que este bordado permite criar. Textura desenvolvidas através dos principais pontos do punch needle, o ponto plano e o ponto argola.
A Serpente teve tanto sucesso que eles não a largavam.
Depois passamos ao ato de bordar. Que loucura, eles estavam atentos. Estavam numa mesa redonda com as educadoras e eu fui um a um ajuda-los a bordar. Agarravam na perfeição a agulha e eu fascinada pois nem numa caneta eles sabem pegar mas eles lá conseguiram e bordaram sem perceberem muito bem o que se estava a passar.
A minha Vitória com ciúmes dos amigos o que é normal mas muito contente por aquela atividade.
Só houve uma menina que não gostou mas acho que é difícil fazer atividades novas. Tudo é uma novidade e ela não gosta de texturas. Mas não fazia mal, ela olhava para as cores das lãs com tanta alegria que eu já tinha ganho o dia só de a ver a olhar com aqueles olhos arregalados. Foi uma vitória para mim.
Todos experimentaram, todos adoraram e pediram mais.
Como podem ver este bordado adequa-se a todo o tipo de pessoas basta nós abrirmos o coração para ensinar a todos que queiram. Neste caso, dar a conhecer as lãs as texturas através deste bordado levou a uma grande brincadeira de descoberta sensorial.
Uma descoberta para eles, e para mim que percebi muito bem o que eu quero. Pegar em técnicas antigas e transmiti-las aos miúdos e graúdos que hoje em dia se tornaram tão tecnológicos.
Que venham muitas mais…
Beijito😘