fbpx
O tecido Quadrilé Joana Carolina Punch Needle Craft
Joana Carolina

Joana Carolina

O tecido Quadrilé

Sempre achei que o quadrilé era um tecido especifico para fazer ponto de cruz ou meio ponto. Foi por este último que eu comecei e gostava muito.

O que não sabia, era que tinha outros nomes.

Andava pela internet à procura do tecido Aida ou Etamine e afinal estes três são o mesmo.

Nunca me tinha apercebido disso, sou muito distraída. E como é que eu descobri tal coisa?

Sinceramente nas pesquisas que fazia não relacionei as características dos tecidos, ia sempre pelo nome e só quando fiz uma pesquisa mais profunda pela chamada de atenção que uma senhora me fez é que associei.

Vou-te contar a história:

Estava a precisar de tecido porque tinha acabado por conta das experiência do meu minicurso “Voa, voa Borboleta” e fui a retrosaria aqui nas Caldas da Rainha que gosto muito. A senhora é muito simpática mas sinceramente não me lembro do nome da retrosaria, fica no centro comercial ao pé do Pingo Doce. Entrei disse os bons dias a senhora retribui e disse “o que vai ser hoje para esta menina?” eu pedi o tecido quadrilé e ao meu espanto a senhora disse “então vamos buscar aqui o Aida”. Caiu-me tudo. Claro que tive logo ali “pano para mangas” ou melhor “tecidos para conversas”. Então a senhora explicou-me que eram o mesmo tecido dependia era como o fornecedor o tratava. Mas por causa da referencia do fornecedor?? Não poderiam então dizer todos que era “Aida” ou os outros dois?

Caramba andei tanto tempo a pensar que eram diferentes e afinal são o mesmo.

Pronto já sabemos.

Aida, Quadrilé ou Estamine.

Agora a sério, é um tecido 100% algodão em que a trama é constituída por linhas e espaços perfeitamente definidos e simétricos ideais para a realização de ponto de cruz, meio ponto ou no nosso caso punch needle.

Existem normalmente em três tipos: fino, médio ou largo.

Estes três tipos correspondem ao número de fios que existe na vertical por cada centímetro. Também podem encontrar por 12, 14, 16.Chama-se assim pelo número de buracos existente por cada 10 centímetros de tecido.

Depois quando cheguei a casa fiz uma pesquisa exaustiva e descobri que existem em várias cores. Mas o que gosto mesmo é do branco e bege. Mas surgiram algumas ideias que vou partilhar mais à frente com vocês.

Espero que tenhas ficado esclarecido se também tinhas a mesma dúvida ou se aprendes-te uma novidade com este artigo.

Já sabes que se tiveres alguma dúvida podes sempre entar em contato comigo.

Beijito grande,

Joana Carolina

Partilha este artigo

Vamos Bordar com Punch Needle?

Bordar em Punch Needle

Entrar neste mundo do bordado Punch Needle é fascinante. Podes criar vários tipos de peças para decorar a tua a casa ou até mesmo tornares este amor num negócio

É um bordado rápido, simples e muito relaxante de se fazer. Mas como todos os ofícios tem os seus truques. E eu quero ensinar-te tudo

Vamos lá?

Tens Aqui um Presente!

Queres começar e não sabes por onde? Tens aqui um vídeo e um workbook para iniciares já o teu bordado

Estás à espera de quê? 

Inscreve-te em baixo

Benefícios deste bordado