Sempre achei que o quadrilé era um tecido especifico para fazer ponto de cruz ou meio ponto. Foi por este último que eu comecei e gostava muito.
O que não sabia, era que tinha outros nomes.
Andava pela internet à procura do tecido Aida ou Etamine e afinal estes três são o mesmo.
Nunca me tinha apercebido disso, sou muito distraída. E como é que eu descobri tal coisa?
Sinceramente nas pesquisas que fazia não relacionei as características dos tecidos, ia sempre pelo nome e só quando fiz uma pesquisa mais profunda pela chamada de atenção que uma senhora me fez é que associei.
Vou-te contar a história:
Estava a precisar de tecido porque tinha acabado por conta das experiência do meu minicurso “Voa, voa Borboleta” e fui a retrosaria aqui nas Caldas da Rainha que gosto muito. A senhora é muito simpática mas sinceramente não me lembro do nome da retrosaria, fica no centro comercial ao pé do Pingo Doce. Entrei disse os bons dias a senhora retribui e disse “o que vai ser hoje para esta menina?” eu pedi o tecido quadrilé e ao meu espanto a senhora disse “então vamos buscar aqui o Aida”. Caiu-me tudo. Claro que tive logo ali “pano para mangas” ou melhor “tecidos para conversas”. Então a senhora explicou-me que eram o mesmo tecido dependia era como o fornecedor o tratava. Mas por causa da referencia do fornecedor?? Não poderiam então dizer todos que era “Aida” ou os outros dois?
Caramba andei tanto tempo a pensar que eram diferentes e afinal são o mesmo.
Pronto já sabemos.
Aida, Quadrilé ou Estamine.
Agora a sério, é um tecido 100% algodão em que a trama é constituída por linhas e espaços perfeitamente definidos e simétricos ideais para a realização de ponto de cruz, meio ponto ou no nosso caso punch needle.
Existem normalmente em três tipos: fino, médio ou largo.
Estes três tipos correspondem ao número de fios que existe na vertical por cada centímetro. Também podem encontrar por 12, 14, 16.Chama-se assim pelo número de buracos existente por cada 10 centímetros de tecido.
Depois quando cheguei a casa fiz uma pesquisa exaustiva e descobri que existem em várias cores. Mas o que gosto mesmo é do branco e bege. Mas surgiram algumas ideias que vou partilhar mais à frente com vocês.
Espero que tenhas ficado esclarecido se também tinhas a mesma dúvida ou se aprendes-te uma novidade com este artigo.
Já sabes que se tiveres alguma dúvida podes sempre entar em contato comigo.
Beijito grande,
Joana Carolina